Templates

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DINÂMICA GOSPEL INFANTIL - ESCOLA DOMINICAL


[Escola+Dominical.jpg]

Dinâmica de Integração
Excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:
- que os participantes se apresentem;- que memorizem os respectivos nomes;
- que iniciem um relacionamento amistoso;- que se desfaçam as inibições;
- que falem de suas expectativas.

1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas
 estão sendo vistas pelos demais colegas.
 Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. 
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro.
 Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" 
"Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?
"A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentante:
Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
 Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam 
criar dentro da vontade de cada um.

3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes 
e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: 
"Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." 
É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples
 exercício trabalha a auto-estima.

4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes 
de forma que uma delas se encaixe na outra. 
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. 
Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.
 Quando todos encontrarem seus pares, 
o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável.
Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada 
para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três"
 e todos começam a se abraçar em grupo de três; 
"abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo."
 É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar
 começa com uma frase.Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".
O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco.
 O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."

7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome
 de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa,
 quando o nome de um participante for pronunciado, 
ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.

Dinâmica do abraço
Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)
Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."
Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;


• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;
• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.


Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho,
 de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR:
 apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. 
(Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa
 e entre o próprio grupo =UNIÃO).


OBS: levar bexigas e CD.


Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e 
contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora 
com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível"
 que assumirá o seu lugar ficando com o balão.
Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e
 bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.

Dinâmica: Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados
 em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.
Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.
 Informar que ao ouvirem uma música caminharão 
pela sala em busca de seu par.
Quando todos encontrarem seus pares, 
o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.


Dinâmica: MINHA METADE ESTÁ EM VOCÊ
Objetivo: Promover a aproximação das pessoas do grupo 
e incentivar o diálogo e novas amizades.Preparação:
a) Recortar cartelas de cores variadas, 
tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, 
de modo a não faltar para ninguém.
b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa
 (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).
c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.
Como Fazer:
1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, 
tendo o cuidado para que todos recebam.
2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.
3. À proporção que cada dupla se encontrar,
 procurará um lugar para conversar: 
o ponto de partida é a frase escrita na cartela.
4. Após dez minutos, mais ou menos, 
o facilitador solicita que algumas duplas
 falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).

Dinâmica: Uma Jóia nas Costas

Material necessário: Nome de cada componente
 do grupo escrito num cartão, alfinetes, cartões em branco, canetas.
Procedimento
Prenda nas costas de cada integrante de grupo
 um cartão com nome de outra pessoa.
 Cada um deve tentar advinhar o nome que está em suas costas.
 Para tanto, procurar um a um os demais participantes
 e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa
 cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem
 ser preferidos a aspectos físicos). 
Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação
 e esta deve ser registrada no cartão. 
Assim que tiver terminado de colher informações
 e descoberto o nome que está em suas costas, 
a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a 
pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde 
estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.

Compartilhar Somos jóias preciosas para Deus, "pedras vivas". 
Com qualidades singulares e de muito valor 1 Pe. 1:7, 2: 4,5.


Um comentário:

Unknown disse...

Amei o Blog, criativo fácil de entender.
Foi de grande proveito para mim que estou começando com as crianças agora.
Que nosso Deus os abençoe e que possam estar abençoando mais vidas através dessas informações valiosas para esse ministério. Abraço.

"Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas"

"Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas"

Postagens populares