Templates

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DICAS PARA MEMORIZAR VERSÍCULOS

Dicas para Memorizar Versículos




  • Há vários métodos que podemos utilizar para ajudar as crianças na memorização dos versículos, mas tenha cuidado em não repetir em demasia um método.
  • Use um método de cada vez, ou seja, um em cada lição.
  • Recomenda-se o uso da Bíblia na Linguagem de Hoje - BLH, pois o vocabulário é mais compreensível para as crianças
  • Atente para as palavras que as crianças não conhecem, e explique essas palavras antes de iniciar a memorização
  • Faça perguntas a respeito do versículo: quem disse isso ? está falando para quem ? o que ele disse?...
  • Faça uso de gestos também: separe algumas palavras-chave do versículo e com a ajuda das crianças, crie um gesto para cada palavra.
  • Evite versículos longos.


Jogo do Eco

O Professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos, quem está de tenis, blusa azul .... assim ao dizer o verso, somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.


Com Bola

Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).


Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.


Com fantoches

Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.


Seu mestre mandou...

Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..


Casas numeradas
Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.


Apague uma palavra

Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.




Palavras Embaralhadas
Escreva o versículo numa folha e recorte as palavras e coloque as palavras misturadas dentro de um envelope e dê um envelope para cada grupo para montar o versículo. O grupo que acabar primeiro será vencedor. 

  extraído do blog Mirian M.Galli


Pote dos desafios
Prepara o “Pote do Verso para Memorizar”. Em tiras de papel escreva dez atividades como, por exemplo, “Fique em pé e recite o verso áureo”; “Vire para a esquerda e repita o verso áureo”; “Cruze os dedos e repita o verso”; “Segure a ponta do nariz e repita o verso” e assim por diante. Dobre as tiras de papel e coloque-as no pote. No início da Escola Bíblica, permita que as crianças decorem o pote com adesivos.

Me ajudem por favor
Escreva o verso na lousa. Então fique de costas para ele e diga às crianças que você acha que já pode recitá-lo perfeitamente. Diga: Se eu não souber alguma palavra, vocês me ajudem, por favor. Caso esteja ensinando I João 2:6: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”, comece dizendo: “Todo menino e menina que ...”. Permita que as crianças corrijam seu erro. Comece novamente com a primeira palavra do verso, dizendo: “Aque-le” e então “que fala” em vez de “diz”. Continue dessa forma ao longo do verso substituindo por sinônimos. Quando chegar ao fim do verso, diga: “Acho que preciso da ajuda de vocês para falar o verso”.

Verso oculto
Use giz de cera branco para escrever o seguinte verso em uma cartolina branca:
“O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” - I João 1:7.
Então permita que cada criança tenha a oportunidade de pintar com tinta vermelha uma palavra do verso. Sigam repetindo as palavras até que tenham sido totalmente pintadas e o verso completo possa ser visto.


Versículo escondido
Depois de apresentar o versículo, reproduza-o numa cartolina antes da aula, corte em palavras e esconda os pedaços pela sala. No momento da memorização peça aos alunos para procurarem os pedaços e colocarem em ordem.


Sequencia 
Escreva o versículo bíblico em partes numa cartolina. No momento da memorização pendure aletoriamente as partes em um varal preso com pregadores. a seguir, peça que alguns alunos coloquem o versículo na ordem correta em menos tempo. Depois da brincadeira, quem falar o versículo memorizado ganhará pontos.




Sem as vogais
Escreva o versículo bíblico no quadro sem as vogais. Cada aluno deverá completar as palavras escrevendo as vogais que faltam. Depois todos vão memorizar o texto falando para o seu amigo. Ao memorizá-lo todos falam juntos.


Código numérico
Escreva o versículo em código na cartolina. Os alunos irão trocar o número pela letra correspondente.
Obs: Só escreva a referência bíblica quando todos decifrarem o código.
A - 1; B - 2; C - 3; D - 4; E - 5; F - 6; G - 7; H - 8; I - 9; J - 10; L - 11; M - 12; N - 13; O - 14; P - 15; Q - 16; R - 17; S - 18; T - 19; U - 20; V - 21; X - 22; Z - 23.

  
De traz pra frente
Escreva o versículo a ser memorizado em código no quadro. As palavras estarão escritas de traz para a frente. Os alunos deverão pegar uma folha de papel e um lápis e tentar escrever o versículo da forma certa. Depois deverá citá-lo corretamente e memorizá-lo. os demais alunos farão o mesmo, conforme vão descobrindo o segredo.

Obs: Só escreva a referência bíblica no quadro, quando o código for descoberto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei este blog muito bom, trabalho com crianças e o espaço tem muitas idéias boas, porém as cores do blog dificultam muito a leitura, e algumas letras são bem pequenas!

"Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas"

"Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas"

Postagens populares